imagens de biofilmes   O trabalho desenvolvido pelo Instituto Ricardo Jorge,IP tem permitido aos seus profissionais desenvolverem competências transversais, essenciais ao cumprimento de objetivos de prestação de serviços, Observação em Saúde e de I&D.

O Conselho Técnico dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica do INSA organiza seminários de divulgação de diversos temas científicos. São abertos a toda a Comunidade e têm como objetivo proporcionar oportunidades de valorização profissional através de momentos de partilha e debate.  Em 2024, estão previstas 4 sessões com, aproximadamente, 60 minutos cada e emissão online (MS Teams).
As sessões são gratuitas mas requerem inscrição prévia, até 6 dias antes do evento.

  • 02 abril, às 14 horas.  Genetic Dynamics of Invasive Neisseria meningitides strains in Portugal - por Célia Bettencourt.
    Moderação:  Maria João Simões.

  • 04 de junho, às 14 horas. IGRA no diagnóstico laboratorial na Tuberculose latente - por Carla Manita. 
    Moderação: Raquel Duarte

  • 17 de setembro, às 14 horas. Diagnóstico laboratorial das Doenças mitocondriais - por Cristina Pereira.
    Moderação: Laura Vilarinho

  • 05 de novembro, às 14 horas. A Bioética nos Biobancos - por Célia Ventura
    Moderação: João Lavinha 

Datas: 27 de fevereiro a 26 de março de 2024
Regime de funcionamento: online, com sessões síncronas (via MS Teams)
Duração: 18h 
Horário:  11h-13h e uma sessão das 16h às 18h.
Inscrição: gratuita para funcionários do INSA; €30 para elementos externos ao INSA (com exceção dos profissionais da saúde dos PALOP convidados)
Data limite de inscrição: 20 de fevereiro de 2024 (ou até ao limite de inscrições)
Nº mínimo e nº máximo de participantes: 14 e 20
Coordenação: Comissão de Ética, em colaboração com o Conselho Científico, do INSA
Código

Sumário

Tendo como fios condutores a ética e a investigação científica, este curso de formação irá percorrer um conjunto de matérias, que, independentemente, da área do projeto do estudo, podem colocar dilemas éticos ao investigador principal e à sua equipa no plano operacional. Pretende-se assim, capacitar as pessoas que participem no processo de investigação científica, como investigadores ou colaboradores, independentemente da área de investigação que desenvolvam, e do grau académico que possuam, com o conhecimento essencial que lhes permita encontrar as soluções mais adequadas às questões que, em cada caso, venham a ser suscitadas. Neste contexto serão abordados os seguintes temas de natureza basicamente enquadradora e carácter transversal: a Bioética como a ciência como um bem público global, os aspetos legais e éticos da informação ao participante e do consentimento, os biobancos e ainda a integridade científica e os conflitos de interesses. A par destas matérias, serão ainda analisados temas mais específicos como: ética e ambiente, a genética na vertente do essencialismo e do excecionalismo, bem como, centrada nos dilemas éticos societários e, ainda, a regulação farmacêutica. Todas as sessões são independentes e será emitido certificado aos formandos que assistam a 80% das sessões e participem nas dinâmicas online propostas.

Inscrição AQUI
Consulte o programa