Data: 5 maio de 2025
Regime de funcionamento: online (Zoom)
Duração: 2h e 30min
Inscrição: gratuita mas sujeita a registo prévio
Data limite de inscrição: 30 de abril de 2025
Código: 25DAN0212
Coordenação: Elsa Vasco e Paulo Fernandes
Nº mínimo de formandos: 10
Sumário
Como principal objetivo, dar a conhecer o procedimento de monitorização da ingestão de aditivos
alimentares, em Portugal, dando cumprimento à solicitação da Comissão Europeia,
com vista à proteção da saúde pública. Este objetivo compõe-se de outros
objetivos complementares tais como: divulgar a importância de monitorizar a
ingestão de aditivos alimentares pela população, particularmente pelas crianças
e jovens; apresentar o sistema Monitaditivos e os seus principais resultados e
desafios e incentivar a colaboração no sistema de monitorização. Entre os temas a abordar destaca-se, o que são e para que servem os aditivos alimentares, como se garante a segurança
da sua utilização nos alimentos, a importância de monitorizar a sua ingestão
pela população e como fazê-lo. Será apresentada a experiência de uma escola
participante e os resultados da monitorização em Portugal em 2024. O evento
destina-se aos professores de escolas públicas e privadas, dos ensinos Básico e
Secundário, bem como aos profissionais de saúde e outros interessados na problemática.
Programa (brevemente disponível) | Inscrições
Data: 6 de maio de 2025
Regime de funcionamento: online
Duração: 7h
Preço da inscrição: 25€
Data limite de inscrição: 24 de abril de 2025
Código: 25DAN0111
Coordenação: Ana Nascimento e Marta Ventura
Nºs mínimo de formandos: 8
Sumário
A Organização Mundial da Saúde considera a segurança alimentar uma prioridade de saúde pública e um direito humano fundamental. A alimentação é um pilar essencial da saúde, o principal fornecedor de macro e micronutrientes. Este curso adota uma abordagem abrangente para a compreensão da segurança alimentar, centrando-se no papel dos minerais numa dieta saudável e na forma como os contaminantes podem afetar a qualidade e a segurança dos alimentos através das diferentes fases da cadeia alimentar. Através do curso, os participantes terão a oportunidade de: aprender a identificar os vários tipos de microelementos e contaminantes inorgânicos ao longo da cadeia alimentar e a sua importância para a saúde; conhecer diferentes metodologias analíticas, nomeadamente, a técnica ICP-MS nas suas várias vertentes, identificando os requisitos para a sua implementação, e a técnica ICP-OES na análise de microelementos e contaminantes alimentares; reconhecer ferramentas de validação metrológica e de controlo de qualidade de métodos analíticos.
Programa (brevemente disponível) | Inscrição
The 6th edition of the International Conference on Food Contaminants (ICFC) will be dedicated to the challenges posed by human exposure to emerging compounds. The ICFC aims to bring together a diverse audience, including health, environmental and food professionals, researchers, academia, regulatory bodies, government and private institutions, industry representatives and students involved in the area of food safety and human health. It will take place in Funchal, Madeira, on 25-26th September 2025. More information and registration opening soon.
Data: 9 de outubro de 2025
Regime de funcionamento: online (Zoom)
Duração: 3h
Inscrição: gratuita, mas carece de registo prévio
Data limite de inscrição: 6 de outubro de 2025
Código: 25DAN0515
Coordenação: Mariana Coelho Santos e Filipa Nunes Matias
Sumário
A alimentação saudável é um determinante vital para a promoção do crescimento e do desenvolvimento saudáveis. Na infância e na adolescência, tem um papel determinante no crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens e é neste período que se moldam os nossos gostos e preferências alimentares e que programamos a nossa saúde futura. Investir na educação alimentar desde a infância, com foco na sustentabilidade, é uma estratégia de sucesso. É conhecido que as crianças portuguesas em idade pré-escolar consomem demasiados produtos açucarados, snacks doces e salgados com um elevadíssimo teor de sal e de proteína. O excessivo consumo de produtos lácteos verificado nestas idades em muito contribui para o aporte proteico excessivo. Paralelamente, observa-se um baixo consumo de produtos hortícolas, especialmente enquanto acompanhamento no prato. O consumo de leguminosas é também escasso junto da população infantil. Incentivar o consumo de alimentos de origem vegetal, preferencialmente naturais ou minimamente processados, e com menos embalagens, contribui para a promoção da saúde, mas também para a redução do desperdício alimentar. Dessa forma, sensibilizamos as crianças para fazerem escolhas mais conscientes, saudáveis e sustentáveis ao longo da vida. Neste webinar serão abordados temas tais como: a importância da alimentação saudável no crescimento e desenvolvimento; a educação para a sustentabilidade alimentar desde a infância; o papel dos alimentos de origem vegetal e minimamente processados; como motivar crianças e jovens a fazer escolhas alimentares conscientes; a influência do marketing nas escolhas alimentares das crianças. A iniciativa é dirigida a todos os interessados no tema, nomeadamente, profissionais da área da saúde e da educação, comunidade científica e académica, técnicos de laboratório e estudantes.
Programa (brevemente disponível) | Inscrição
Data: 16 de outubro de 2025
Regime de funcionamento: online (Zoom)
Duração: 3h
Preço da inscrição: gratuita, mas sujeita a registo prévio
Data limite de inscrição: 13 de outubro de 2025
Código: 25DAN0414
Coordenação: Maria da Graça Dias
Sumário
Este evento visa apresentar as funcionalidades avançadas e inovações as introduzidas na (nova) plataforma desenvolvida para facilitar o acesso à informação nutricional disponível na Tabela da Composição de Alimentos Portuguesa de forma intuitiva, precisa e eficiente. Durante o webinar serão destacados os seguintes tópicos: navegação e funcionalidades interativas - explorar e filtrar informações de forma personalizada; atualizações dos dados da composição de alimentos - documentação, informação mais recente, novos alimentos e novos componentes; ferramentas de análise - funcionalidades para informação nutricional dos alimentos, calcular receitas e gerar relatórios personalizados; vantagens da nova plataforma - otimizar o trabalho dos profissionais. O webinar será conduzido por especialistas da área, disponíveis para responder a questões e partilhar casos práticos de utilização da plataforma. É uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos e compreender como a Tabela da Composição de Alimentos pode apoiar decisões baseadas em dados, tanto no contexto académico como profissional. A iniciativa é dirigida a todos os interessados no tema, nomeadamente, profissionais da área da saúde, comunidade científica, profissionais da indústria alimentar e da distribuição, técnicos de laboratório, estudantes.
Programa (brevemente disponível) | Inscrição
Data: 12 de setembro de 2025
Regime de funcionamento: online (por Zoom)
Horário: 9:30-16:30
Inscrição: gratuita, mas sujeita a registo prévio
Data limite de inscrição: 09 de setembro de 2025
Código: 25DAN0313
Coordenação: Tânia Gonçalves Albuquerque | Helena Soares Costa
Nº mínimo de participantes: 10
Sumário
O 12º SPA_3S 2025 será dedicado ao tema “Promoção de ambientes salutogénicos no local de trabalho”. Pretende-se abordar e debater temáticas tais como: a Alimentação saudável no local de trabalho - Estratégias e políticas institucionais; Sustentabilidade e alimentação no local de trabalho - Estratégias para reduzir o desperdício alimentar; Alimentação, nutrição e inclusão - Adaptação do ambiente de trabalho às diversas necessidades alimentares; Alimentação saudável e consciente no local de trabalho. O Simpósio é dirigido a todos os interessados na temática, entre os quais, profissionais da saúde, da indústria e de empresas de restauração e de distribuição alimentar, bem como academia e comunidade científica.
Programa provisório (brevemente disponível) | Inscrição