![]() |
Investigadores e técnicos altamente qualificados e experientes do Departamento de Epidemiologia do INSA organizam e ministram diferentes açóes de formação no domínio da Bioestatística. |
Data: 15 e 16 de novembro de 2023
Local de realização: nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa
Horário: 9h00-17h00 (dia 15) e 9h00-13h00 (dia 16).
Duração total: 11 horas
Data limite de inscrição: 10 de novembro de 2023
Código: 2023DEP0734
Coordenação: Verónica Goméz
Formadores: Verónica Goméz; Carlos Aniceto
Nº mínimo e máximo de formandos: 5 e 10
Preço da inscrição: €100
Sumário
Em diversas disciplinas, incluindo na área da Saúde, os questionários são, frequentemente, um dos instrumentos mais utilizados para a obtenção de dados. A sua utilização deverá, contudo, obedecer a métodos e procedimentos próprios para garantir a validade e fidedignidade da informação obtida. O curso “Desenvolvimento e implementação de questionários: introdução ao REDCap” permitirá aos participantes conhecer os diversos tipos de questionários e de questões a colocar, consoante os objetivos a alcançar, os diferentes métodos para validar questões e escalas e os procedimentos que permitem a transformação dos questionários numa base de dados, assim como a introdução a uma ferramenta de recolha de dados. Pretende-se que os formandos possam adquirir conhecimentos, mas também praticar a elaboração e a implementação dos questionários, bem como das respetivas bases de dados. O curso destina-se a todos os estudantes do ensino pré e pós graduado e profissionais de diferentes áreas que pretendam, no decorrer da sua atividade profissional ,recolher informação através de questionários.
Data: 9 a 13 de maio de 2022
Duração: 5 dias (35 horas)
Destinatários: médicos internos de Saúde Pública (ao abrigo do protocolo de colaboração com as ARS de LVT, do Alentejo e do Algarve)
Local: nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa
Códigos:
Formadores: Ricardo Mexia, Ausenda Machado, Verónica Gomez, Baltazar Nunes, Irina Kislaya, Ana Paula Rodrigues
Coordenação: Ricardo Mexia
Nº mínimo e máximo de formandos: 8 e 15
Sumário
As metodologias epidemiológica e bioestatística são essenciais para o planeamento, execução, análise e interpretação de resultados de estudos de investigação na área da saúde. O Instituto Ricardo Jorge concebeu uma ação de formação que visa promover nos participantes competências aos níveis do desenho de estudos de investigação, da utilização de métodos de análise, apresentação e interpretação de resultados. O curso é realizado em ambiente R (The R Project for Statistical Computing) e inclui a avaliação das aprendizagens dos formandos.
Os formadores são todos colaboradores do departamento de epidemiologia do Instituto, com formação específica em epidemiologia e estatística, à qual se adicionam vários anos de experiência no delineamento e análise de estudos epidemiológicos assim como experiência de formação e docência. Os formandos devem trazer computador portátil com os software R e RStudio instalados.
Consulte o programa (brevemente disponível)