Imagem de laboratório P3, no INSA-Porto   Os cursos de formação no domínio das doenças infeciosas são desenvolvidos nas instalações do Instituto Ricardo Jorge em Lisboa e em Águas de Moura. A oferta formativa inclui também inciativas em b-learning (regime presencial e à distância).

 

Data: 15 de dezembro de 2020 
Duração:  4 horas 
Inscrição: gratuita, mas sujeita a registo prévio. O curso é totalmente online em e-learning 
Destinatários: conforme estabelecido no Circular Informativa Conjunta DGS, INSA e Infarmed N.º 005/CD/100.20.200, de 13 de novembro de 2020.

Coordenação: Instituto Nacional de saúde e Cruz Vermelha Portuguesa - Coordenação Nacional de Emergência

Sumário

Novo Coronavírus apareceu no final de 2019, tendo provocado uma pandemia a nível mundial, sem precedentes nos tempos modernos. Apesar de todo o conhecimento e defesas científicas que o Homem possui, não foi possível travar o impacto desta doença tanto a nível de morbi-mortalidade humana, como impacto no quotidiano da população no geral. Com isto, a maior defesa que existe, é a identificação de pessoas contagiadas pela COVID-19, evitando assim, a propagação da doença. No entanto, não existem equipas médicas especializadas, nem recursos humanos com formação de base suficiente para realizarem os testes de diagnósticos necessários. Assim, a formação de profissionais de saúde, em técnicas de diagnóstico, procedimentos invasivos e práticas de saúde publica, pode ser fundamental a travar a pandemia.

Com este intuito, a Cruz Vermelha Portuguesa preparou um curso, em e-learning, que possibilitará aos profissionais participantes adotarem boas práticas de saúde pública na resposta ao COVID-19, permitindo-lhes compreender e executar todo o processo associado à testagem para diagnóstico da doença.

 Inscreva-se aqui 

Data: de 12 de outubro a 16 de novembro de 2020
Duração total: 40 horas
Local:  realiza-se por e-learning, na Plataforma do INSAforma+
Inscrição: €250
Data limite de inscrição: 02 de outubro de 2020
Requisitos: os formandos devem dispor de um computador com acesso à Internet e Skype instalado.
Código: 2020DDI0632
Coordenação: Rita Macedo.

Sumário
A tuberculose (TB) continua a ser um problema de Saúde Pública em todo o mundo. A resistência aos antibióticos e, em particular, a multirresistência, tem constituído um desafio para os programas de controlo da TB e o laboratório assume assim cada vez maior importância na confirmação dos casos de tuberculose, com isolamento do agente e subsequente estudo de susceptibilidade aos antibacilares. A introdução de metodologias moleculares para o diagnóstico constituiu uma ferramenta essencial para a identificação rápida dos casos de tuberculose e de tuberculose multirresistente, o que veio permitir implementar precocemente medidas de controlo. O curso "Diagnóstico laboratorial de tuberculose e micobacterioses" destina-se a todos os licenciados na área das Ciências da Vida e da Saúde que verão promovidas competências nos domínios das técnicas clássicas e de biologia molecular de diagnóstico laboratorial da TB e de micobacterioses. As duas componentes do curso (teórica e prática) desenvolvem-se de forma independente, podendo os interessados optar apenas por uma. O curso realiza-se em regime de e-learning.

Consulte o programa  | Inscrição