No Instituto Ricardo Jorge, IP (INSA) estudantes e profissionais da saúde têm oportunidade para realizar uma formação exclusivamente em contexto de trabalho laboratorial (FCTL), num dos seis departamentos técnico científicos, e assim construir competências profissionais especializadas.

 


Anualmente, entre junho e agosto, o Instituto Ricardo Jorge (INSA) recebe nas suas instalações alunos do ensino secundário através do programa Ciência Viva no Laboratório. Trata-se de uma iniciativa da responsabilidade da  Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica que já conta com 27 edições. Tem como finalidade 
promover o ensino experimental da ciência e sensibilizar os jovens para o trabalho e carreiras científicas. 

A Formação em Contexto de Trabalho Laboratorial (FCTL) é uma das modalidades de oferta formativa do INSA com regulamento próprio, aprovado pelo Conselho Diretivo do INSA. A FCTL é desenhada de acordo com objetivos e necessidades específicas dos formandos e desenvolvida com a metodologia de estágio, ou seja, integrada no contexto real de trabalho do Instituto, sob a orientação direta de um formador-supervisor.  Pode ser de dois tipos:

  1. De curta duração - visa objetivos de aprendizagem específicos e destina-se principalmente a profissionais. A candidatura é feita através do seguinte formulário: Ficha de Candidatura;

  2. De média e longa duração - integra-se em planos de estudos de cursos superiores e realiza-se no contexto de protolocos de colaboração entre o INSA e as instituições de ensino. Com frequência, envolvem outras áreas de colaboração como, por exemplo, docência e atividades de I&D. A FCTL de média e longa duração é solicitada ao INSA pelos estabelecimentos de ensino (formamais@insa.min-saude.pt).

Nota. É obrigatória a apresentação pelos formandos de comprovativo de seguro contra acidentes que cubra o tempo de permanência no INSA.