Data: 06 a 10 de maio (1ª edição); 16 a 20 de setembro de 2024 (2º edição)
Duração total: 10 horas
Regime de funcionamento: em e-learning com sessões assíncronas geridas pelo formando e sessões síncronas com o formador à 4ª e à 6ª feira, entre as 10h30 e as 12h00. 
Preço da inscrição: gratuita para os profissionais de Saúde dos PALOP, mediante a apresentação de cédula profissional.
Data limite de inscrição: 26 de abril (1ª ed.) e 6 de setembro (2ª ed.) 
Código: 24DDI0522 (1ª ed.)  |  24DDI0623 (2ª ed.)
Formadores: Rita Macedo
Coordenação: Rita Macedo

Sumário
Com uma incidência global crescente ao longo dos últimos anos, a tuberculose (TB) continua a ser um problema de Saúde Pública em todo o mundo. A resistência aos antibióticos e, em particular, a multirresistência, tem constituído um desafio para os programas de controlo da TB e o laboratório assume assim cada vez maior importância na confirmação dos casos de tuberculose, com isolamento do agente e subsequente estudo de suscetibilidade aos antibacilares. 

O curso “Diagnóstico laboratorial de tuberculose” é dirigido a profissionais de saúde e a todos os licenciados na área das Ciências da Vida e da Saúde. Permitirá aos participantes conhecer e desenvolver competências nas áreas da biossegurança, preparação, colheita e envio de amostras biológicas para o laboratório, e das técnicas de diagnóstico laboratorial da TB tirando partido de uma formação à distancia sempre em contacto com o formador. O Laboratório Nacional de Referência da Tuberculose do INSA, enquanto laboratório nacional e supranacional de referência para os PALOP, pretende com uma oferta de formação à distância, estreitar as ligações entre os laboratórios de TB e contribuir para a uniformização de metodologias e um melhor diagnóstico tendo em vista a concretização das metas definidas pela OMS.

Consulte o programa  (brevemente disponível)   |  Inscrição AQUI (1ª edição - 6 a 10 de maio)