Datas: 22, 23, 24 e 25 de novembro de 2022. Está prevista uma 2ª edição entre 10 e 13 de janeiro de 2023 (no período da manhã, 10h-13h). As inscrições serão abertas após 25 de novembro de 2022. 
Regime de funcionamento: online, com sessões síncronas (via MS Teams)
Duração: 12h 
Horário:  10h-13h (no dia 25 será 14h30-17h30)
Inscrição: gratuita para funcionários do INSA; €30 para elementos externos ao INSA (com exceção dos profissionais da saúde dos PALOP convidados)
Data limite de inscrição:  15 de novembro de 2022
Nº máximo de participantes: 14
Coordenação: Comissão de Ética, em colaboração com o Conselho Científico, do INSA

Sumário
Irá abordar, com recurso à reflexão, debate e a métodos eminentemente práticos, os aspetos mais importantes que o investigador principal e a sua equipa devem salvaguardar quando estão a preparar e a delinear a metodologia, estrutura e operacionalização do projeto de investigação. Começamos por uma abordagem aos princípios éticos, com atenção à vulnerabilidade e à precaução, revisitando as declarações de vontade assentes no consentimento e assentimento, e a proteção da privacidade e dos dados pessoais e de saúde. Problemas éticos em investigação científica serão especificamente ponderados e debatidos, bem como dilemas éticos da genética clínica transversais à sociedade. Linhas gerais sobre integridade científica e conflito de interesses serão igualmente transmitidas. No final, dedicaremos atenção à instrução de projetos para apreciação numa Comissão de Ética. Esta ação de formação destina-se a pessoas que participam no processo de investigação científica, como investigadores ou colaboradores, independentemente da área de investigação e do grau académico

Programa provisório |  Inscrição (2ª edição: 10-13 de janeiro de 2023)