Data: 25 de setembro de
2020 Local: nas instalações do Instituto Ricardo Jorge (anfiteatro), em Lisboa Duração: 4 horas (14:00-18:00) Inscrição: gratuita mas sujeita ao número de lugares disponíveis no auditório. O simpósio será ainda transmitido via Facebook. Data limite de inscrição: 18 de setembro de 2020 Código: 2020DAN0325 Coordenação: Paula Alvito |
![]() |
|
---|
Sumário
O mundo está em constante mudança e as alterações sociais e climáticas afetam desproporcionalmente as populações mais vulneráveis, como as crianças e as mulheres grávidas. A exposição a contaminantes nos primeiros 1000 dias de vida tem sido associada a alterações de saúde, constituindo um domínio emergente de pesquisa. Neste contexto, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, e no âmbito do projeto earlyMYCO - Exposição precoce a MICOtoxinas e o seu impacto na saúde, financiado pela FCT, organiza o 1º seminário dedicado à exposição precoce a contaminantes e seu impacto na saúde humana.
Esta iniciativa é aberta a todos os interessados nesta temática, principalmente os profissionais das áreas da saúde, toxicologia, nutrição, avaliação de risco, bem como da comunidade académica, associações, indústria, etc. Este seminário incluirá 2 sessões: uma dedicada à ocorrência de contaminantes e seus efeitos na saúde humana e outra a estudos toxicológicos e de avaliação de risco, tendo como principal foco a exposição precoce.