Imagem_DPS

Iniciativas do Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis. 

 

Data: 13 de dezembro de 2019
Duração: 6 horas
Local: nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa
Inscrição: €50
Data limite de inscrição: 29 de novembro de 2019
Código: 2019DPS0134
Coordenação: Mafalda Bourbon

Sumário
A Hipercolesterolemia Familiar (FH) é a forma mais comum e grave das hipercolesterolemias monogénicas, sendo a doença monogénica que confere risco cardiovascular mais frequente. Embora a FH preencha os critérios da Organização Mundial de Saúde para rastreio em larga escala, a recomendação não é cumprida na maioria dos países. Em Portugal, a FH está sub-diagnosticada, não obstante os esforços do Instituto Ricardo Jorge (INSA), nomeadamente através da implementação e manutenção do Estudo Português de Hipercolesterolemia Familiar desde 1999. Após 20 anos, é ainda com apreensão que se constata que a maioria dos indivíduos com a patologia não está sequer identificada clinicamente, não tendo por isso conhecimento do seu elevado risco cardiovascular. O INSA, ciente das suas responsabilidades, e com a colaboração de vários peritos na área, organiza a terceira edição deste curso com a finalidade colocar mais enfoque na patologia, promover a atualização dos seus critérios diagnósticos e medidas terapêuticas, assim como o intercâmbio de conhecimentos e experiências. Em 2019, o curso será realizado em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose. A melhor identificação e terapêutica dos indivíduos afetados é um marco decisivo para a redução do seu risco cardiovascular e aumento da sua esperança média de vida.

Consulte o programa (brevemente disponível) |  Pré-inscrição 

Data: 24 e 25 de maio de 2019
Local: nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa
Coordenação: Astrid Vicente

Sumário 
Existe um crescente interesse em Portugal em avaliar em que medida as intervenções em saúde e as políticas de outros sectores impactam na Saúde e na equidade. Neste sentido, o Plano Nacional de Saúde estabelece um compromisso estratégico ao realçar a perspetiva da Saúde em Todas as Políticas. Importa assim desenvolver competências técnicas, instrumentos e metodologias para avaliação do estado de saúde da população, das desigualdades em saúde e do impacte na saúde das intervenções dos vários sectores.

Este workshop tem como finalidade promover a capacitação dos profissionais na avaliação do impacte na saúde (HIA) com um enfoque na equidade, nos vários níveis de intervenção. Pretende-se, na sequência desta iniciativa, implementar novos projetos na área e criar uma rede de peritos ao nível nacional para acompanhamento das atividades desenvolvidas.

Consulte o programa (brevemente disponível)  |  Inscrição