Imagens do anfiteatro do INSA                                   

O conhecimento produzido pelo Instituto Ricardo Jorge é partilhado com instituições, profissionais e estudantes através de iniciativas de informação e divulgação científica.     

 

Data: 17 de novembro de 2022
Local: nas instalações do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa, e online, através da plataforma Zoom 
Coordenação: Helena Soares Costa e Tânia Albuquerque


A inscrição na conferência inclui:
a)acesso a todas as sessões, kit da conferência, livro de resumos, coffee-breaks, certificado de participação, apresentação de 2 trabalhos.
b)acesso a todas as sessões, livro de resumos, certificado de participação, apresentação de 1 trabalho.

Sumário
O 1st International Congress on Food, Nutrition & Public Health - Towards a sustainable future (ICFNH 2022), é um congresso multidisciplinar que irá debater a importância dos sistemas alimentares sustentáveis, nas vertentes da alimentação, nutrição e saúde pública. Nos últimos anos, a evidência científica continua a demonstrar-nos que existe uma forte relação entre a alimentação, o estilo de vida, e o desenvolvimento precoce de graves problemas de saúde pública, que levam a uma diminuição da qualidade de vida e à mortalidade prematura da população. No ICFNH 2022 serão debatidas questões que irão focar a produção e consumo sustentável de alimentos; as estratégias nutricionais sustentáveis e o impacto da abordagem sustentável da alimentação e da nutrição na saúde pública. Garantir que uma alimentação saudável se traduz numa alimentação sustentável com benefícios para a saúde pública, requer a colaboração de todos. Este congresso contará com intervenções de prestigiados oradores nacionais e internacionais, para além da possibilidade de submissão de comunicações orais e em painel. O ICFNH 2022 é dirigido a todos os interessados nestas temáticas, nomeadamente profissionais de saúde, laboratórios, comunidades académica e científica, e indústria.

Consulte o programa (brevemente disponível) Programme (soon available)  |  Inscrição / Registration

Data: 05 de maio de 2022
Regime de funcionamento: online em sessão síncrona (Zoom)
Horário: 9:30-16:30
Preço de inscrição: gratuito
Código: 22DAN0106
Coordenação: Rita Batista

Sumário

Nos últimos anos, surgiram novas tendências à mesa e os consumidores tornaram-se mais exigentes e conscientes, adquirindo novos hábitos alimentares, com o objetivo de melhorar o seu bem-estar. Assim, tem-se observado um aumento do número de consumidores que selecionam alimentos com um elevado teor de nutrientes considerados benéficos. O consumidor passou também a privilegiar os rituais de preparação e confeção dos seus alimentos, e a intensificar o seu interesse pela sustentabilidade do planeta. Estas tendências de consumo têm também estado aliadas à procura de produtos diferentes, com novas cores, aromas, sabores e texturas, na busca de experiências diversificadas. Neste contexto, surge o aumento da procura de alimentos não processados industrialmente, entre os quais se incluem os alimentos consumidos crus, os alimentos germinados, assim como os fermentados naturalmente. No 9º Simpósio  pretende-se evidenciar a relação de dualidade entre os microrganismos e os alimentos. Serão aliados ao bem-estar do indivíduo, prebióticos/probióticos e facilitadores da extensão do prazo de vida útil, ou rivais, promotores de deterioração e causadores de doença? Esta iniciativa é dirigida a todos os interessados no tema, nomeadamente, profissionais da saúde, de laboratórios, da indústria e de empresas de restauração e de distribuição alimentar, estudantes e comunidade científica."

Inscrição  |  Programa 


Data: 24 novembro 2022
Horário: 10h00 às 12h30
Regime de funcionamento: online (Zoom), em sessão síncrona
Código: 22DAN0207
Inscrição: gratuita
Data limite de inscrição: 18 de novembro de 2022
Coordenação: Paulo Fernandes  |  Roberto Brazão

Sumário
A literacia e a capacitação dos cidadãos para escolhas e práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis constituem um dos eixos fundamentais das políticas públicas de saúde. Deste modo, a qualidade e a acessibilidade da informação disponibilizada à população deve ser garantida e suportada por evidências científicas e em linha com orientações das autoridades de saúde e da área da alimentação, nacionais e internacionais. Simultaneamente, os comunicadores devem basear a sua atividade em boas práticas de comunicação, de forma a otimizar o seu alcance e eficácia. A 3.ª edição do Seminário “Comunicação para uma alimentação saudável e segura”, irá discutir metodologias e formas de comunicação em alimentação, sustentabilidade e saúde, contribuindo para uma partilha mais objetiva, clara e eficiente do conhecimento científico produzido nesta área, e gerar ganhos em saúde. A iniciativa destina-se aos operadores da indústria e distribuição alimentar, membros PortFIR, laboratórios, profissionais de comunicação e outros comunicadores, profissionais da saúde e da educação, membros da comunidade científica e académica e interessados na problemática. 

Consulte o programa  (brevemente disponível) |  Inscrição (brevemente disponível)