Imagens do anfiteatro do INSA                                   

O conhecimento produzido pelo Instituto Ricardo Jorge é partilhado com instituições, profissionais e estudantes através de iniciativas de informação e divulgação científica.     

 

Data: 24 e 25 de novembro de 2020, entre as 10h00 e as 12h30
Local: em 2020, o SPASS realiza-se online e será transmitido via Youtube.
Preço de inscrição: gratuito
Data limite de inscrição: 
Código
: 2020DAN0123
Coordenação: 

Sumário
O Instituto Ricardo Jorge realiza anualmente o Simpósio Nacional “Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura - SPASS”. A próxima edição será subordinada ao tema “Alimentação Saudável em Ambiente Escolar” e serão abordados os temas da alimentação e nutrição em ambiente escolar, apresentados e debatidos os dados nacionais do estado nutricional das crianças. Serão também divulgados projetos e iniciativas nacionais e globais de promoção de consumos e hábitos alimentares mais saudáveis e da prática de atividade física em ambiente escolar, que visam contribuir para ganhos em saúde de toda a comunidade educativa. A iniciativa destina-se a todos os interessados nesta temática, principalmente profissionais e estudantes das áreas da alimentação e da saúde, representantes de organismos oficiais e de entidades do poder local.

Consulte o programa (brevemente disponível)  |   Inscrição  

Data: 25 de setembro de 2020
Localnas instalações do Instituto Ricardo Jorge (anfiteatro), em Lisboa
Duração: 4 horas (14:00-18:00)
Inscrição: gratuita mas sujeita ao número de lugares disponíveis no auditório. O simpósio será ainda transmitido via Facebook.
Data limite de inscrição: 18 de setembro de 2020
Código2020DAN0325
Coordenação: Paula Alvito                                                                                              
      

Sumário
O mundo está em constante mudança e as alterações sociais e climáticas afetam desproporcionalmente as populações mais vulneráveis, como as crianças e as mulheres grávidas. A exposição a contaminantes nos primeiros 1000 dias de vida tem sido associada a alterações de saúde, constituindo um domínio emergente de pesquisa.  Neste contexto, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, e no âmbito do projeto earlyMYCO - Exposição precoce a MICOtoxinas e o seu impacto na saúde, financiado pela FCT, organiza o 1º seminário dedicado à exposição precoce a contaminantes e seu impacto na saúde humana. 

Esta iniciativa é aberta a todos os interessados nesta temática, principalmente os profissionais das áreas da saúde, toxicologia, nutrição, avaliação de risco, bem como da comunidade académica, associações, indústria, etc. Este seminário incluirá 2 sessões: uma dedicada à ocorrência de contaminantes e seus efeitos na saúde humana e outra a estudos toxicológicos e de avaliação de risco, tendo como principal foco a exposição precoce. 

Programa | Inscrição 

logotipo FCT

Data: 3 de dezembro de 2020, entre as 10h00 e as 12h30
Local: o evento decorre online, via Youtube
Código: 2020DAN0224
Coordenação: Paulo Fernandes  |  Roberto Brazão

Sumário
Hábitos alimentares (consumo, conservação e preparação) inadequados contribuem para o total de anos de vida saudável perdidos e determinam o desenvolvimento de doenças crónicas, como a obesidade, diabetes e doenças vasculares, e problemas de saúde resultantes de toxinfeções alimentares. Para que os consumidores tomem consciência do impacto da alimentação na prevenção e controlo da doença ou melhoria do estado de saúde, é necessário facilitar o acesso a informação de qualidade e aumentar o seu conhecimento para a realização de escolhas mais informadas. Importa ainda a assegurar que a comunicação seja fundamentada em boas práticas, de forma a otimizar o seu alcance e eficácia. 

A 2.ª edição do Seminário “Comunicação para uma alimentação saudável e segura” irá discutir metodologias e formas de comunicação em alimentação e saúde sobre riscos e benefícios associados à alimentação. A iniciativa destina-se a operadores da indústria e distribuição alimentar, membros PortFIR, laboratórios, profissionais da comunicação e outros comunicadores, profissionais da saúde e da educação e membros da comunidade científica e académica.

Consulte o programa  (brevemente disponível) |  Inscrição